Blog

» Mais Postagens

11/11/2020

3 ideias para decorar as paredes gastando pouco

 

 

De tempos em tempos, nosso lar, escritório ou empresa precisa de uma manutenção, reforma ou, simplesmente, uma decoração nova. No entanto, não é todo mundo que tem condições de fazer uma grande mudança, principalmente em época de aperto financeiro. Aplicar revestimentos nas paredes, apostando em texturas pode ser uma solução prática e barata, que traz uma modernização ao ambiente, sem fazer tanta sujeira. 

Quando se fala em acabamento, depois de construir ou reformar as paredes de um ambiente, há inúmeras variáveis que vão desde cores e formas a serem aplicadas até a disponibilidade de tempo, dinheiro e qualidade de mão-de-obra. 

Aqui temos três sugestões de revestimentos para deixar o cômodo personalizado e moderno. Confira!


REVESTIMENTOS

As paredes podem ter acabamentos simples como tintas que harmonizem com os móveis ou iluminação. Há outros revestimentos mais sofisticados como cimento queimado ou pastilhas em cerâmica, os famosos azulejos. É possível seguir por uma opção que é, ao mesmo tempo, tradicional e contemporânea. Trata-se do papel de parede. Outra solução é apostar em materiais que tragam um volume, como placas de PVC ou porcelanato que imita madeira ou pedra.

Existe ainda uma opção versátil que atende a projetos externos ou internos, que está presente em diversos países da Europa há mais de meio século e entrou definitivamente no gosto dos brasileiros. São os revestimentos acrílicos texturizados. Muito conhecido como grafiato, está presente em residências, comércios e indústrias. Muitas vezes é o recurso de escolas e consultórios para destacar uma das faces do ambiente.


O QUE SÃO REVESTIMENTOS ACRÍLICOS TEXTURIZADOS?

Nada mais é que uma tinta a base de água com matéria-prima de melhor qualidade (resina acrílica) que dá um efeito de textura à parede, disfarçando imperfeições da superfície. É aplicada diretamente sobre o reboco com rolo de borracha, rolo de lã, rolo de espuma, desempenadeira ou escova. É de cor branca, mas é possível aplicar tinta convencional de qualquer cor, abrindo, assim, o leque de possibilidades de decoração.


VANTAGENS DE ESCOLHER REVESTIMENTOS ACRÍLICOS TEXTURIZADOS

Quando se trata de refinar o acabamento da obra com baixo custo e bom gosto os revestimentos acrílicos texturizados são a melhor escolha. A começar que não é preciso mão-de-obra especializada para aplicar. O (a) proprietário (a) ou residente pode comprar a quantidade desejada e ele(a) mesmo(a) pode executar o serviço. Não é necessária a utilização de massa fina em superfícies de alvenaria, por exemplo. Há uma boa taxa de estanqueidade por se tratar de resina.

Geralmente é preciso aplicar apenas uma demão, o que acaba tornando o produto mais rentável. Não gera poeira, não tem quebra-quebra nem dor de cabeça com barulho. Seca em questão de horas dentro de um ambiente ventilado. Também é possível revestir o lado externo do projeto. Outra vantagem é a facilidade na hora de limpar, já que não exige nada além de água e sabão. Tem alta durabilidade em termos de aderência. Se enjoar ou não gostar da cor, basta pintar com uma nova tinta por cima.

Gostou deste artigo? Leia mais sobre esse e outros de nossos produtos em nosso blog e  site!