Blog

» Mais Postagens

14/09/2021

4 dicas na hora de renovar a pintura da casa

 

 

Uma nova pintura é sempre uma oportunidade de renovar a aparência da casa e deixá-la muito mais bonita e agradável. Mas você sabia que existem cuidados muito importantes na renovação da pintura que não podem ser negligenciados?

Muitas pessoas acham que pintar a casa é algo que pode ser feito de qualquer jeito, bastando bons pincéis e uma tinta de qualidade, mas a verdade é que para que a pintura saia como o esperado e o resultado final seja satisfatório, é necessário seguir alguns passos indispensáveis.

Por essa razão, preparamos 4 dicas para que você possa seguir na hora de renovar a pintura da sua casa e ficar muito mais feliz com o resultado. Confira!


1. PLANEJE CADA ETAPA

Antes de qualquer coisa, você precisa planejar a sua pintura de acordo com o que pretende fazer no seu projeto. Esse planejamento irá ajudar você a evitar desperdícios, economizar dinheiro e realizar a pintura em menos tempo, além de auxiliar na escolha dos produtos. Ao realizá-lo, considere os seguintes fatores:

• Quais cômodos serão renovados e se os ambientes são internos ou externos;
• Qual o momento certo de iniciar a obra;
• Tipo e quantidade de tinta necessários;
• Materiais além da tinta que deverão ser adquiridos;
• Escolha de um profissional capacitado.


2. SAIBA ESCOLHER A TINTA

Não é só escolher a cor que mais lhe agrada, a escolha também precisa levar em conta a finalidade da pintura, o ambiente e a necessidade do projeto. Entre as opções de tipos de tinta temos as seguintes:

LÁTEX STANDARD, PREMIUM, SUPER PREMIUM

Ideal tanto para ambientes internos como externos.  Além de poderem ser aplicados em áreas externas possuem um melhor rendimento e cobertura quando comparados a uma tinta econômica.

LÁTEX ECONÔMICO

Esta tinta é indicada somente para aplicação em ambientes internos, com a especificação correta (Tinta econômica para Gesso) pode ser aplicada sobre o gesso.

ESMALTE

A melhor opção para pintura de portas, janelas e rodapés. Tanto o esmalte solvente como a base de água pode ser manipulado, o que resulta em maior variedade de cores.

Quanto à cor da tinta, você deve escolher com muito cuidado a que tem mais a ver com sua parede, ambiente e mobiliário, considerando as opções fosca, acetinada ou brilhante. Se for possível, faça um teste de cor na parede antes de pintá-la totalmente. 

Verifique com seu pintor qual será a quantidade necessária e se atente para comprar todas as latas do mesmo lote, pois se forem de lotes diferentes, algumas tintas podem sofrer diferenças de cor, que mesmo sutis, podem ser percebidas no ambiente. 


3. PROTEJA AQUILO QUE NÃO SERÁ PINTADO

Ao renovar a pintura é preciso ter muito cuidado já que provavelmente o ambiente não estará completamente vazio. Retire o máximo de móveis que você puder e aqueles que não puderem ser retirados, cubra com lona plástica, lençol ou outro tecido que possa protegê-los.

Roupas, decoração e demais objetos devem ser transferidos para outro cômodo a fim de evitar que sejam sujos de tinta.

Proteja também rodapés, portas, janelas, tetos, chão, maçanetas, pisos, azulejos e corrimãos. Para isso, você pode utilizar lonas, papel alumínio, tecidos, fita crepe, papelão, jornal, entre outros.


4. FAÇA A PREPARAÇÃO

Antes da aplicação da tinta, você precisa preparar a superfície que será pintada. Lixe as paredes para que não fiquem marcas e nem com ranhuras. Em seguida, remova o pó completamente. 

Aplique sobre a superfície um selador para que toda a área receba a pintura de maneira uniforme e após esse processo, passe a massa corrida.

Após seguir todos esses cuidados, você finalmente irá para o passo final que é a pintura propriamente dita. Não se esqueça de que, caso você não tenha habilidades com esse tipo de trabalho, o ideal é contar com os serviços de um profissional. Mas se acha que é capaz de realizar a pintura da forma adequada, lembre-se de ser muito cauteloso desde a preparação até a finalização.

Não se esqueça também que a qualidade da tinta é um fator muito importante e que irá interferir diretamente no resultado final. Por isso, procure adquirir o melhor material, acesse nosso site (www.revprol.com.br) e conheça nossa linha de tintas e textura acrílicas ideais para o seu projeto e necessidades. Compre somente produtos certificados pelo PSQ: Programa Setorial da Qualidade.