Blog

» Mais Postagens

16/11/2021

5 cores que refrescam sua casa

 

 

A escolha das cores que compõem a sua casa são um ponto muito importante. Além do fato de transmitirem sensações e terem um significado. Como diria o pintor barroco francês, Nicolas Poussin:

As cores na pintura são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia.

Obviamente ele estava se referindo a pintura em telas. Mas nada impede que possamos usar essa bela descrição das cores aqui também.

Além de possuírem um sentido próprio, a depender da tonalidade escolhida, ela pode ser retentora, ou refletora de calor. Neste post, nós separamos 5 cores para refrescar a sua casa.

Boa leitura!

Verde menta

Não existe cor mais perfeita para preencher um ambiente que passe um ar de frescor que o verde menta. Um tom bem claro, o que significa discrição, mas que ao mesmo tempo traz à tona o símbolo da natureza e a sensação de juventude.

Essa é uma combinação poderosa de sensações, que proporcionam um enorme ar de calma e paz. Além disso, tons de verde como este estão também relacionados à renovação e ao crescimento.

Por fazer parte do lado frio do espectro, o verde consegue transmitir muito bem essa sensação de frescor. Além de não reter calor como outras cores escuras.

Cinza

A grande vantagem desta tonalidade é a vasta quantidade de possibilidades de combinação. É uma cor que combina com praticamente qualquer paleta.

Ela faz parte do grupo de cores acromáticas. Isso significa que essa é uma tonalidade considerada neutra. Sendo assim, para dar um toque de frescor, o ideal é lançar mão de combinações com cores um pouco mais vibrantes. Sem muito exagero, obviamente.

Uma ótima dica é selecionar detalhes em dourado, combinado com uma tonalidade de cinza um pouco mais escura, e com paredes majoritariamente compostas por cores suaves ou vibrantes, deixando cinza em segundo plano.

O branco cairia bem nessa combinação. Assim você consegue manter a elegância, junto com uma baixa retenção de calor.

O cinza geralmente está relacionado à seriedade e sabedoria.

Vermelho argila

Uma tonalidade bastante suave, que se dá muito bem com o branco. Por ser uma tonalidade mais clara, ela é ótima para ajudar na composição de uma iluminação mais natural, que consegue dispersar melhor o calor.

O vermelho é uma cor que está diretamente relacionada à paixão, excitação e também à grandes energias. Contudo, esse tom mais suave, consegue transmitir todas essas sensações de uma maneira super leve.

Azul Bondi

A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria.

Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.

Branco

A regra é bastante simples, quanto mais claro for a cor, maior será sua capacidade reflexiva. Isso significa dizer que a cor tem uma propensão maior em "rebater" o calor, em vez de absorvê-lo. Nesse quesito, o branco é imbatível.

Para adicionar ainda mais qualidades, esse tom tem relação direta com a pureza, paz e limpeza. Além de ser o maior contribuinte de uma boa iluminação.

Para ajudar ainda mais nesse verão, pisos frios, plantas, cortinas mais claras, e janelas que possam deixar o vento circular bem, e lançar mão de texturas adequadas, são pontos que merecem sua atenção.

Para fazer uma boa pintura, bons materiais são necessários. E não adianta escolher uma cor refrescante, linda, e que combine com você, mas que não tenha o devido tratamento. 

Dessa forma, venha conhecer nossos produtos. Eles te permitirão ter um acabamento impecável.