Blog

» Mais Postagens

18/03/2021

ABNT NBR 16912: a norma brasileira que avalia o desempenho de texturas

 

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em novembro de 2020, a norma ABNT NBR 16912, que é o primeiro documento técnico referente às texturas. Essa norma aumenta para 38 o conjunto de documentos relativos às tintas que, conforme essa instituição, vêm se ampliando desde 2002, momento no qual foi criado o Programa Setorial da Qualidade das Tintas Imobiliárias.

A norma ABNT NBR 16912 é fruto do avanço dos trabalhos de um GT que foi formado para conduzir essa atividade, dentro do Comitê Brasileiro de Tintas. Vale acrescentar que essa norma é uma demanda antiga do setor, mas que agora ganhou vida. 

Para que entenda melhor a norma ABNT NBR 16912, elaboramos este conteúdo. Aqui, abordamos os seus principais pontos. Veja! 


DEFINIÇÕES

A ABNT NBR 16912 traz uma série de informações que contribuem, de uma maneira geral, para orientar os profissionais quanto à determinação da resistência de aderência à tração em textura. Uma delas diz respeito à definição dos termos utilizados ao longo do conteúdo. Conhecer esses termos é uma condição fundamental para quem busca não apenas compreender a norma, mas também aplicá-la. 

A norma apresenta definições como: 


ADERÊNCIA

É tratada como a capacidade do revestimento de resistir às tensões atuantes na interface com o substrato. Uma definição de fundamental importância para quem busca obter sucesso na hora de aplicar o revestimento. 


RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO

É a definição que caracteriza a tensão máxima suportada por uma área revestida, a qual também pode ser chamada de corpo de prova, quando submetida a um esforço normal de tração. 

Além de trazer os materiais que você precisa para testar a resistência de uma textura, a referida norma traz todo o passo para que realize esse procedimento, de maneira a fazer com que ele seja feito corretamente. 

Ficou alguma dúvida com relação a este conteúdo? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode te ajudar. 


E o que achou deste conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado. A boa notícia é que você pode acompanhar mais conteúdos como este em nosso blog e, assim, ficar por dentro do assunto. Não deixe de aproveitar essa excelente oportunidade de leitura!