Blog

» Mais Postagens

08/07/2020

Aprenda como conservar a pintura da sua parede com textura por mais tempo

 

 

As paredes com textura são uma excelente opção para quem deseja trazer uma decoração e um estilo diferente para a casa. Além disso, é uma boa alternativa para esconder alguns defeitos do cômodo em questão. Explicaremos, a seguir, algumas características dessa tintura e como conservá-la corretamente. 

As texturas harmonizam com qualquer espaço. Pode ser a parte interna de um imóvel, como uma sala ou o quarto, por exemplo. As áreas externas também dialogam muito bem com paredes texturizadas. Assim como estabelecimentos comerciais! Bares, restaurantes e lojas podem combinar a parede com decorações específicas e valorizar o ambiente. 

Antes de mais nada, uma dica bastante valiosa é usar massa acrílica nas texturas das paredes. Isso é vantajoso porque torna o trabalho mais resistente, além de estanqueável. Há outros benefícios ainda de adotar essa opção. A manutenção se torna muito mais simples e a massa ajuda a preservar por mais tempo a boa aparência.


COMO MANTER CONSERVADA UMA PAREDE COM TEXTURA?

As texturas, embora tenham uma aparência muito bonita, têm um lado ruim. Se mal conservadas, acumulam muita poeira e sujeira no dia-a-dia. Além disso, a ação natural, como sol, vento e umidade podem desgastar o material e fazer sua casa ou comércio perder a beleza. 

Portanto, se o seu objetivo for apenas limpar e retirar esses resíduos, use uma vassoura com cerdas mais delicadas. No entanto, crie uma rotina de limpeza. Não espere acumular, se possível. Isso deixará a aparência melhor por mais tempo.

No entanto, se o intuito for tirar aquelas manchas que insistem em aparecer nas paredes (seja por algo derramado, seja por ter apoiado), a conservação da pintura é diferente.

Uma possibilidade, que não compromete a tinta, é usar um pano úmido (ou uma escova) com sabão de coco ou detergente. Em seguida, seque a parede com outro pano. Não use produtos agressivos, como os removedores de manchas, por exemplo. Assim como o próprio nome diz, eles podem retirar parte da tinta. 

Cuidado com materiais de qualidade duvidosa. Após a limpeza, produtos ruins podem desbotar e perder a cor e a beleza. Por isso, aposte em boas tintas!


COMO FAZER UMA CONSERVAÇÃO MAIS PROFUNDA

Mas não pense que apenas limpar e não deixar acumular resíduos basta! Como falamos, as texturas, assim como qualquer pintura, se desgastam com os anos. O vento, água, fungos e diversos outros fatores contribuem para esse desgaste. Para isso, é importante fazer uma repintura depois de alguns anos. 

Além de cuidar do ambiente, evitando possíveis doenças e precarização da estrutura, a repintura deixa o espaço com uma cara nova sempre. 

Outra dica para manutenção das paredes com textura é, sempre que possível, deixar disponível a sobra da tinta. Não a jogue fora, pois acidentes acontecem e você pode querer reparar algum espaço da parede que ficou danificado. Dessa forma, se evita a compra de outra lata de tinta para um pedaço tão pequeno (até porque as tintas texturizadas podem ser feitas por encomendas e com quantidade mínima).

Se você gostou da ideia de paredes texturizadas no ambiente, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!