Blog

» Mais Postagens

13/10/2021

Bolhas na pintura: como resolver

 

 

As bolhas na pintura são um incômodo para quem sonha com aquela parede lisinha. Comuns na maioria dos imóveis, elas acontecem por vários motivos como umidade, poeira, má aplicação da tinta ou calor excessivo. 

Como não há só um motivo para que as bolhas apareçam, é preciso estar atento a todos os detalhes do processo para garantir que imprevistos não aconteçam e a parede fique de acordo com o desejado. 

Saiba como as bolhas na pintura se formam e, principalmente, as formas de eliminar essas imperfeições que prejudicam a beleza das suas paredes. 


PRINCIPAIS CAUSAS

Tintas aplicadas sobre uma pintura antiga, retalhos de papel de parede ou adesivo têm uma grande probabilidade de formar bolhas durante o processo. 

A aderência da tinta é prejudicada se houver poeira na parede. A superfície naturalmente absorve a umidade do local. Quando ela evapora, é como se empurrasse a tinta mal aderida para cima e, assim, formam-se as bolhas. 

Uma situação parecida acontece com a massa corrida, que não resiste bem à umidade e tende a se desmanchar. A água absorvida, ao tentar evaporar, força a passagem para cima e as bolhas aparecem na pintura. 

Até aqui já deve ter ficado claro que pintar uma parede úmida não é uma boa ideia. Não realize o processo quando a superfície estiver molhada, caso contrário, a tinta vai demorar mais tempo para secar e formar bolhas. 

O calor excessivo é outro vilão capaz de provocar as famigeradas bolhas na pintura. Não pinte nem em dias úmidos e nem em dias extremamente quentes. 


COMO ELIMINAR

Tenha em mãos espátula, lixa, fundo preparador, massa corrida e tinta. Raspe com a espátula a superfície danificada, aplique o fundo preparador de parede. Se houver buracos, tampe-os com massa corrida. 

Em seguida, lixe toda a parede, principalmente onde foi aplicada a massa corrida para corrigir imperfeições e garantir que a parede fique nivelada. 

Após a secagem da massa, lixe a massa, retire o excesso do pó e aplique o selador para alvenaria.


ETAPA DE PINTURA

Agora chegou a hora da tinta. Aplique de duas a três demãos da cor preferida. Cuidado com o excesso do produto. O ideal é aplicar camadas finas e uniformes dissolvidas de acordo com as indicações do fabricante. 

Caso essas recomendações não sejam seguidas, pode resultar numa grande quantidade de tinta desnecessária, gerando umidade e, consequentemente, a formação de bolhas na superfície pintada. 

Em relação às paredes de gesso, é recomendado utilizar tinta específica para este material, além de um fundo preparador por conta de resíduos que atrapalham a aderência da tinta. 

O fundo preparador une as partículas que, sem ele, ficariam soltas e prepara a superfície para a pintura, o que contribui para evitar o surgimento de bolhas. 


SAIBA MAIS

Navegue pelo nosso o site para mais informações e encontre os produtos adequados para sua obra ou empreendimento.