Blog

» Mais Postagens

01/07/2020

Como escolher a cor de parede ideal para combinar com a decoração?

 

 

A disposição das cores em uma decoração traz profundas transformações a um ambiente. A pintura de uma parede pode destacar ou neutralizar objetos e móveis, ou interferir na iluminação e profundidade do cômodo.

Pensando nisso, trouxemos um artigo que vai ajudá-lo a escolher a cor de parede para combinar com sua decoração. Confira nossas dicas abaixo e teste na sua casa para deixar seu lar mais bonito, harmonioso e cheio de estilo.


PREOCUPE-SE COM O CLIMA QUE VOCÊ QUER DAR AO AMBIENTE

Cada pessoa busca objetivos diferentes na decoração. Além disso, em uma mesma casa, cada cômodo pode ter propostas de estilo bem diferenciadas.

Portanto, a escolha da cor de parede deve refletir o clima que você busca transmitir aos ambientes. Por exemplo, se a ideia é criar um cômodo rústico, aposte em tons terrosos. Já se o objetivo é uma decoração delicada e suave, cores claras e tons pasteis são ótimas opções.

É importante lembrar, também, que cada peça da casa tem suas particularidades e as cores devem combinar com isso. Preto é ideal para decorar uma sala de TV, podendo ser utilizado em uma parede do cômodo, por exemplo. Contudo, não é a melhor alternativa para um quarto infantil ou jovem.

Uma mesma cor, ainda, pode trazer resultados completamente diferentes, dependendo do tom escolhido. Rosa é um bom exemplo dessa característica e pode combinar com vários tipos de decorações. Quando em tonalidades mais claras ou pastel, a cor é adequada para quartos infantis, femininos e delicados.

Mas, em tons fortes e vibrantes, como o pink, o efeito na decoração é bastante diferente, enfatizando descontração e despojamento. Por isso, é necessário ter cuidado quando escolhê-lo e, para não sobrecarregar o ambiente, combine-o com móveis discretos e neutros.

Resumindo, tenha em mente que tipo de atmosfera você quer criar em cada parte da sua casa. A partir disso, escolha cores que enfatizem essas ideias, nos móveis e na pintura da parede.


PRIORIZE O EQUILÍBRIO NA DECORAÇÃO

Equilibrar os elementos da decoração é fundamental. Busque combinar a cor da parede, com os móveis, pisos, portas, janelas etc.

Caso você pense em utilizar uma cor de parede vibrante/aberta, como vermelho ou laranja, escolha móveis e objetos mais neutros. Combinações de preto, branco ou marrom e cinza escuros são boas alternativas nesses casos. Aqui, o objetivo é fazer da pintura o elemento central da decoração, enquanto o resto do cômodo suaviza os exageros.

Ainda na escolha de cores chamativas, uma solução interessante é pintar apenas uma ou duas paredes. Assim, você traz um elemento ousado para o ambiente, mas sem radicalizar.

Essa técnica serve, também, para destacar texturas diferentes, como por exemplo, uma sala de concreto que possui uma parede em madeira. Ainda, a parede em destaque pode combinar com algum objeto específico, para o qual você queira chamar atenção.

Por sua vez, cores pasteis, branco ou bege, podem ser usadas em contraste com detalhes coloridos. Se as portas e janelas são em tons muito fortes, escolha uma cor de parede que neutralize isso. Já se você carrega nas cores de quadros, almofadas, tapeçaria e objetos similares, uma parede branca traz o equilíbrio desejado.

Cores escuras, como azul petróleo, marsala ou verde oliva, são ideais para criar ambientes sofisticados. Por isso, ao escolher alguma dessas tonalidades para as paredes de sua casa, invista em móveis com cores mais neutras.

Além disso, detalhes dourados ou prateados são interessantes para combinar na decoração, trazendo características de luxo e elegância aos cômodos.

Lembre-se de que o importante é distribuir bem as cores entre os objetos, evitando sobrecarregar o visual de uma peça. Ambientes monocromáticos também são bem-vindos, mas é bom variar nas tonalidades dos elementos do cômodo.


SAIBA UTILIZAR AS CORES PARA APROVEITAR MELHOR O ESPAÇO E A ILUMINAÇÃO DA CASA

A escolha da cor de parede ideal também está relacionada ao tamanho e iluminação dos cômodos.

Em casas pequenas, a melhor alternativa é investir em tons claros, inclusive o branco. Cores suaves e mais neutras ajudam a dar sensação de profundidade e amplitude a um ambiente.

Já tons escuros e fortes, fazem os cômodos parecerem mais estreitos, o que é válido em ambientes espaçosos. Porém, em casas pequenas, pode criar um clima claustrofóbico e pesado, principalmente se estiver combinada com móveis escuros também.

Quanto à iluminação, cômodos naturalmente escuros devem ter as paredes pintadas de cores claras, preferencialmente o branco. Isso permite que a luz solar reflita nas paredes e deixe o ambiente mais iluminado durante o dia.

Com estas dicas, fica mais fácil decidir a cor de parede para combinar com a decoração da sua casa. Não esqueça que é importante, também, respeitar o seu próprio estilo e personalidade e investir em produtos de qualidade.

Para seu projeto arquitetônico, invista nas melhores opções do mercado. Somos uma empresa especializada em revestimentos acrílicos texturizados, com tecnologia de ponta e matéria-prima de alta qualidade.

Fale conosco agora mesmo!