Blog

» Mais Postagens

24/06/2022

Como escolher as cores das paredes da casa?

 

 

Na hora de decorar uma casa, dentre os vários aspectos que merecem atenção, a pintura é um dos elementos mais importantes.

É por meio da pintura de casa que você consegue transmitir o estilo e a personalidade do lar, realçando sensações que se deseja deixar em cada cômodo.

Cores distintas de paredes podem provocar emoções variadas, sendo indicativas de tranquilidade, conforto, alegria, sofisticação, dentre outras impressões.

Além disso, a cor de uma casa é capaz de provocar efeitos visuais diversos, podendo trazer mais luminosidade, amplitude e profundidade para diferentes ambientes.

Diante disso, entenda como é possível escolher as cores mais adequadas para as paredes da sua casa.

Venha conhecer os nossos produtos!


O que se quer transmitir?

Antes de escolher a cor mais adequada para cada cômodo da sua casa é fundamental ter uma noção sobre o que você pretende deixar como mensagem naquele espaço.

Nesse sentido, dentre todas as cores, o branco é considerado uma escolha clássica. Ele transmite paz e tranquilidade, além de conferir amplitude, claridade e leveza aos ambientes, o que o torna uma das cores mais utilizadas para a pintura interna de casas.

Deve haver, porém, uma cautela em relação ao uso excessivo do branco, pois há o risco de tornar a casa fria e sem personalidade.

De qualquer modo, se o objetivo for investir em tons ligados à sensação de tranquilidade, apostar no branco ou na variação off-white para a pintura das paredes é uma ótima escolha.

Em espaços onde a intenção seja transmitir uma ideia de relaxamento e de frescor, o verde pode cumprir bem o papel.

Ambientes descontraídos e de convivência, que estimulam a comunicação e a interação, como a sala, por exemplo, podem ser decorados com a cor laranja. Ela tanto pode estar presente em uma das paredes do cômodo ou em elementos como almofadas, sofás e tapetes.


Combinação

Também é essencial na hora de escolher a cor mais adequada para decorar as paredes ter uma atenção especial com a decoração da casa como um todo.

É muito importante não contrastar as cores dos móveis com as cores das paredes. O ideal é que elas se complementem e não se contraponham.

Avaliar os objetos e móveis disponíveis, bem como o estilo que eles compõem, se são mais clássicos, modernos, alegres, ajuda a estabelecer um padrão para a decoração.

Se não houver uma sincronia e uma combinação entre os elementos, a decoração fica sem identidade e a pintura perde o seu efeito.

Uma seleção errada de cores nas paredes da casa pode gerar desconforto nos moradores e causar uma desarmonia visual nos ambientes.


Respeitar a característica de cada ambiente

Cada cômodo da casa tem uma finalidade própria e é capaz de transmitir sensações particulares. Isso deve ser levado em consideração na hora de pintar as paredes.

Na cozinha, por exemplo, cores neutras, como branco, bege, preto, cinza e marrom são muito utilizadas por serem de fácil combinação com diferentes estilos de decoração. Além disso, elas podem estar presentes tanto no piso quanto no revestimento.

Se o objetivo for dar mais realce ao ambiente, você pode optar por combinar tons neutros com tons mais marcantes, como o vermelho.

Em banheiros e lavabos, o uso da cor amarela é bastante propício, principalmente por se adequar a locais escuros ou sem janela, garantindo uma maior sensação de luminosidade.

Gostou desse texto? Então navegue pelo blog da Revprol e conheça muito mais sobre o tema!