Blog

» Mais Postagens

09/06/2020

Como a umidade relativa do ar pode impactar a aplicação de textura acrílica

 

 

Quem realiza uma textura está sempre preocupado com a qualidade do trabalho, em como a parede irá aderir ao material e, acima de tudo, em como as condições externas e intempéries podem influenciar no resultado.

Para isso, questões como a temperatura, a umidade relativa do ar e o clima são fundamentais serem analisadas.

Afinal, será que a umidade pode influenciar na aplicação e até mesmo impactar o resultado final? Entenda agora e sane já suas dúvidas.


A UMIDADE

A umidade representa a quantidade de vapor de água na atmosfera. Assim, este é um fator importante a ser considerado durante a aplicação da textura, especialmente porque uma superfície úmida é um dos principais contribuintes para as falhas durante o serviço. 

Tendo isso em vista, se os materiais forem expostos à umidade excessivamente alta, as qualidades de proteção desejadas podem ser comprometidas. Ademais, a água também pode ser reintroduzida à tinta incompletamente seca.


OS IMPACTOS NA APLICAÇÃO DAS TEXTURAS

A umidade não afeta apenas a secagem de tintas acrílicas e do látex, como também a de tinta à base de óleo.

A razão é que o aumento da umidade do ar faz com que a tinta seja exposta a uma quantidade maior de vapor de água, o que faz com que o material demore mais para secar.

Além disso, quando esta tinta é à base de água, é preciso que esta água evapore mais rápido do que os solventes utilizados.

Caso contrário, não será formada uma superfície dura. E, tendo em vista que a umidade só aumenta a concentração do líquido, ela não evaporará da maneira esperada, prejudicando o resultado.

Pensando nisso, qual seria a umidade aceitável para garantir que a aplicação da textura não seja um fracasso completo?

As condições ideais seriam evitar realizar o serviço em dias de chuva porque a umidade relativa do ar está alta; ter essa porcentagem abaixo de 90%, principalmente entre 40% e 50%; e ter uma temperatura entre 10° e 40°C.

Leve em consideração que uma umidade em níveis de 70% retarda a secagem, apesar de não impedir que a textura seja feita.

Por outro lado, quando está acima de 85%, é extremamente não recomendado que o trabalho seja realizado, uma vez que a tintura ficará gomosa e que a textura, depois que a tinta secar, ficará ondulada.

Por isso, espere e faça em outro momento.


PRECISA DE AJUDA?

Somos uma indústria de revestimentos acrílicos texturizados. Dessa forma, ofertamos materiais feitos com tecnologia avançada, tudo para atender a diferentes projetos de acabamentos -sejam eles internos ou externos.

E o melhor: somos escolhidos pelos profissionais mais atualizados, gabaritados e exigentes do mercado da arquitetura e construção civil, o que nos respalda como essenciais para o seu empreendimento.

Se você se interessou pelo assunto e quer realizar as texturas nas suas obras residenciais, comerciais ou industriais?

Não deixe de conhecer o catálogo de produtos da Revprol e escolher os que mais atendem às suas necessidades. Estamos esperando por você para fazer a diferença no seu projeto e garantir resultados surpreendentes.