Blog

» Mais Postagens

26/08/2020

Como utilizar a tinta emborrachada na repintura de fachadas

 

 

Tintas emborrachadas apresentam maior durabilidade e rendimento. Essas características são essenciais para a proteção de fachadas e paredes externas, que são mais expostas às ações do tempo, como: 

- Incidência de sol; 
- Chuva; 
- Umidade; 
- Maresia.

Sabe aquelas fissuras que deixam a parede com um acabamento desgastado e feio? Tintas emborrachadas formam uma película elástica e evitam esse problema, por isso são ideais para a repintura de fachada, ao dar um aspecto de rejuvenescimento e proteção para a parede. 

Quer saber mais sobre como utilizar a tinta emborrachada para a repintura de fachadas? Continue a leitura.


O QUE É TINTA EMBORRACHADA?

Esse é um tipo de tinta acrílica com uma composição diferenciada. Por ser mais flexível, forma uma película estanqueável e elástica, capaz de acompanhar a dilatação de paredes em alvenaria ou concreto, causadas pela variação de temperatura.

Tintas emborrachadas são indicadas para cobrir fissuras de até 0,2mm, as chamadas microfissuras. Sua alta capacidade de resistência protege a superfície contra infiltrações, mofo e ainda previne o aparecimento de pequenas rachaduras. 

Ela pode ser aplicada tanto em paredes externas, como internas de diversos locais, como:

- Fachadas e muros de casas;
- Concreto, reboco ou gesso;
- Fachada de prédios;
- Alguns tipos de telhado.

No caso da repintura de fachadas, é aconselhável fazer um lixamento da superfície antes, para melhor aderência da tinta.


BENEFÍCIOS DA TINTA EMBORRACHADA

As propriedades da tinta emborrachada proporcionam ainda uma redução térmica e acústica. Se aplicada em telhados e pintada na cor branca, pode reduzir a temperatura em até 3 °C e diminuir 5 decibéis, deixando o ambiente mais agradável. 

Outra característica importante é que apresenta um bom rendimento e pode ser diluída em até 30% de água. Na dúvida, é só olhar as recomendações na embalagem.


COMO APLICAR A TINTA EMBORRACHADA

Para fazer a repintura, a superfície que vai receber a tinta deve estar bem preparada. Ela precisa ser lixada e estar firme, coesa, limpa e sem estar esfarelando. 

Você pode usar um fundo preparador de paredes à base de água para ter uma melhor fixação e aplicar de duas a três demãos de tinta. Acabamento fosco é mais indicado para fachadas, porque encobre melhor as imperfeições da parede.

Para ter um melhor resultado, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de fazer a pintura. Esse tipo de tinta não é indicado para: 

- Quadras poli esportivas; 
- Partes internas de telhados; 
- Pisos.

Evite fazer a repintura em dias chuvosos, com temperaturas abaixo de 10 °C ou acima de 35 °C e com incidência de ventos fortes, que podem prejudicar a pintura trazendo partículas de poeira. Veja outras indicações importantes:

- Use a tinta emborrachada como produto final. Não aplique nada sobre ela;
- Espere ao menos 30 dias depois da aplicação para lavar a superfície;
- Não utilize pano seco para a limpeza, isso pode ocasionar o polimento da parede.