Blog

» Mais Postagens

14/04/2021

Conforto térmico: porque escolher cores claras para as fachadas

 

 

Para que um projeto de construção civil ou arquitetônico alcance sucesso, é fundamental pensar em tudo nos mínimos detalhes, desde o material utilizado na fundação da construção, até o acabamento final. Isso se faz necessário sobretudo quando se busca garantir conforto térmico ao projeto. 

Você sabia que escolher cores claras para as fachadas pode garantir conforto térmico para seu projeto? Se você ficou interessado em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. Combinado?


O QUE É CONFORTO TÉRMICO?

Em primeiro lugar, é essencial conceituar o que vem a ser conforto térmico. Então, de acordo com a American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers, podemos entender conforto térmico como o estado da mente que expressa satisfação do homem com relação ao ambiente térmico que o circunda. 

A partir dessa definição, percebe-se que esse conceito tem relação com as pessoas e como elas se sentem ao estarem em um ambiente ou em frente a ele, quando se trata, ilustrativamente, de uma fachada. Tem relação, assim, com o conforto que elas sentem ao estarem, por exemplo, em uma sala de empresa ou em um escritório. 

Embora o conforto térmico tenha uma forte relação com a experiência de cada pessoa, sendo assim um elemento variável, as empresas não podem ignorá-lo. Hoje, garantir uma excelente experiência de conforto aos clientes é algo fundamental quando buscamos alcançar o sucesso com mais agilidade. 


COMO GARANTIR CONFORTO TÉRMICO À FACHADA DE SEU PROJETO?

Existem diversas maneiras de garantir conforto térmico à fachada de um projeto. Uma delas, por exemplo, é apostar em cores claras. Você sabia disso? Embora muitas pessoas tratem as cores como um mito para se alcançar conforto térmico, é fundamental dizer que já foi provado cientificamente que as claras são muito eficientes para se conquistar esse objetivo. 

As cores mais claras refletem os raios solares e amenizam a temperatura do ambiente, gerando, neste ou em uma fachada, maior sensação de conforto. Além disso, torna-o mais atrativo visualmente. 

Vale acrescentar que existe uma diferença entre neutralidade térmica e conforto térmico. Muitas pessoas associam cores claras à neutralidade térmica, por isso destacar essa diferença é fundamental. A neutralidade térmica é um estado físico no qual todo calor gerado pelo organismo é trocado na mesma proporção com o ambiente ao redor.

Aqui, existe um equilíbrio. Já o conforto térmico, como vimos, tem mais relação com o conforto que uma pessoa sente ao estar em um ambiente (conforto visual, estético, satisfação etc.). É uma experiência individual única, que dialoga com as preferências de cada pessoa. 

Assim, apostar em cores claras, como branco, alguns tons de cinza, amarelo e verde, por exemplo, pode fazer com que sua fachada não apenas fique agradável visualmente, mas também pode fazer com que ela seja capaz de proporcionar maior satisfação para seus clientes. 


Gostou deste conteúdo?

Esperamos que sim. Acompanhe as demais publicações para conferir mais artigos como este e, assim, ficar por dentro de dicas incríveis e de conhecimentos associados, de um modo geral, ao mundo da construção civil e da arquitetura. Aproveite!