Blog

» Mais Postagens

05/08/2020

Conheça as etapas do processo de pintura

 

 

A aplicação da tinta tem como função criar uma camada que recobre a superfície pintada e tem utilidades decorativas e protetoras. A pintura ainda ajuda a dar um melhor aspecto de higiene, na distribuição de luz e na durabilidade da superfície. 

As tintas são substâncias líquidas, que têm em sua composição aditivos, pigmentos, diluentes e ligantes. Depois que a tinta é aplicada, os diluentes evaporam e ela vira uma película protetora.


PASSO 1: PROTEJA-SE

Antes de começar é preciso colocar o equipamento de proteção individual (EPI). Dele fazem parte: 

· Óculos de segurança;
· Máscara de proteção para o lixamento da massa corrida;
· Calçado de segurança;
· Luva de látex para a pintura e o lixamento da massa corrida;
· Capacete;
· Cadeira suspensa com cabos de segurança independentes para ela e para o trabalhador; 
· Cinto de segurança com trava-quedas para ser usado em trabalhos em altura.


PASSO 2: PROTEJA O AMBIENTE

Retire todos os objetos da área a ser pintada. Caso isso não seja possível, cubra-os bem. Proteja os móveis com uma lona plástica e o piso com jornal. O rodapé também precisa ser protegido, para que não caia tinta. Retire os espelhos de luz e proteja o interruptor e os fios com fita adesiva. 


PASSO 3: LIXE AS SUPERFÍCIES

Se a parede que será pintada acaba de ser erguida, ela precisa de 30 a 45 dias para a cura do reboco, ou seja, para que a argamassa seque. Depois disso, lixe-a com uma lixa 80 ou 100, mais finas, se a superfície estiver sem excessos e firme. Use lixa 240 em partes onde a superfície esteja mais grosseira. 

Em construções antigas, se a tinta ainda estiver uniforme, só é preciso lixar e nivelar a superfície. Mas se a parede estiver descascada, tire as partes soltas com uma espátula e depois lixe.


PASSO 4: APLICAR SELADOR

A aplicação do selador melhora a adesão da tinta na parede, dando um acabamento mais uniforme. Ele sela seus poros, diminuindo o uso de tinta. O selador é aplicado com pincéis e com rolos. Em geral, eles têm a coloração branca, o que auxilia no bloqueio de manchas. O tempo de secagem costuma ser 3 horas.


PASSO 5: APLICAÇÃO DE MASSA

As massas são usadas para corrigir e nivelar imperfeições nas superfícies. Elas promovem um acabamento mais liso e tem a capacidade de se mover junto com a estrutura, evitando o aparecimento de trincas na pintura. São aplicadas com uma desempenadeira, dando duas a três demãos em intervalos de 2 horas. O tempo de secagem final é de 4 horas. Depois, são feitos outro lixamento e limpeza para garantir uma superfície perfeita.


PASSO 6: APLICAÇÃO DA TINTA

Ela é feita com um rolo formando um “W” em movimentos de zigue-zague. Faça a aplicação de forma contínua e leve, sem retirar o rolo da parede. Após aplicar a primeira demão, espere o período de secagem informado pelo fabricante antes de aplicar as próximas.

Este texto foi relevante para você? Navegue pelo blog da Revprol para saber mais sobre pintura, revestimentos, texturas e outros temas relacionados. Somos uma indústria especializada com tecnologia avançada para projetos de acabamento externo e interno em obras.