Blog

» Mais Postagens

16/09/2022

Cuidados essenciais para uma pintura de qualidade

 

 

À primeira vista, pintar uma superfície parece ser um processo simples. Entretanto, existem alguns cuidados essenciais para pintura que vão garantir a qualidade e durabilidade do serviço. Por exemplo:

Temperatura e umidade
A capacidade de absorção e secagem das tintas varia conforme as condições ambientais. Por exemplo, em dias frios a tinta pode demorar demais para secar.

Da mesma forma, altos índices de umidade interferem no rendimento do produto e na sua aplicação. Sendo assim, o ideal é que a aplicação da tinta seja feita em dias cuja temperatura esteja entre 10 e 40 graus Celsius, e a umidade relativa do ar não seja superior a 85%.

Preparando a superfície
A maioria dos cuidados essenciais para pintura envolvem a preparação correta da superfície que vai receber a tinta. Uma preparação incorreta vai comprometer a qualidade e a durabilidade do serviço.

O processo de preparação pode ser dividido em cinco partes:

1. Limpeza da superfície 
O primeiro passo é limpar a superfície, retirando qualquer resíduo que possa interferir na aplicação e aderência da tinta.

Se a superfície estiver empoeirada, um pano umedecido é suficiente. Manchas de graxa e de gordura podem ser retiradas com água e detergente. Agora, caso a superfície esteja mofada, o ideal é limpar com uma mistura de 1 para 1 de água e água sanitária.

Depois da limpeza, espere a superfície secar totalmente antes de passar para o próximo passo. 

2. Corrija as imperfeições
Depois da limpeza, chegou a hora de lixar a superfície para garantir uma melhor aderência da tinta. Durante essa etapa, todas as partes soltas devem ser retiradas; buracos e rachaduras devem ser cobertos com materiais específicos para cada situação.

3. Prepare o fundo
Algumas superfícies são muito porosas e exigem várias demãos de tinta. Em caso de repinturas em paredes envelhecidas é indicada a aplicação de Fundo Preparador e em caso de aplicação de Revestimentos Acrílicos (Texturas) é indicada a aplicação de Selador Acrílico.

4. Garanta que a superfície está seca
Após a aplicação do Fundo Preparador ou Selador é preciso esperar que o produto seque completamente antes de fazer a pintura. Caso contrário, os dois produtos podem se misturar e o resultado terá imperfeições e, possivelmente, uma tonalidade diferente da desejada.

5. Deixe as ferramentas por perto
Agora que a preparação está feita, chegou a hora da aplicação da tinta. Faça a diluição de acordo com as instruções e espere o tempo de secagem recomendado entre cada mão.

Além disso, deixe à mão rolos de pintura, pincéis, fita, plásticos, lixas, escadas, cabos e qualquer outra ferramenta que possa precisar.

Materiais de qualidade
Um dos cuidados mais importantes para a pintura é a qualidade do produto utilizado. Por isso faça a melhor escolha!

A Revprol possui uma linha completa de Tintas e Revestimentos Acrílicos de qualidade para o seu projeto. Acesse o nosso site e descubra como a Revprol pode elevar a sua obra!