Blog

» Mais Postagens

27/04/2020

O que levar em consideração na hora de utilizar tinta acrílica?

 

 

A simples pintura de uma parede tem a capacidade de mudar o ambiente e deixá-lo com um ar completamente renovado. A cor da tinta é parte da decoração e pode alterar as características do imóvel, fazendo parecer maior ou mais alegre, por exemplo.

Para acertar na hora de pintar, é fundamental escolher o tipo certo de tinta para cada situação, ainda mais por existir uma grande variedade de tintas no mercado. Dentre as opções, a tinta acrílica é uma das preferidas pelos profissionais de pintura, por uma série de benefícios.

Vai usar a tinta acrílica para reformar a sua casa ou escritório?

Veja o que levar em consideração para ter um excelente resultado.


CARACTERÍSTICAS DA TINTA ACRÍLICA

Tinta acrílica utiliza em sua composição água e resinas acrílicas, por isso, é um tipo de tinta sintética. Ela pode ser diluída com água e aplicada em camadas mais finais ou mais grossas na parede.

Ao pintar um ambiente, devemos nos afastar até que a tinta seque totalmente e não tenha mais aquele odor forte, como acontece com a tinta óleo, por exemplo. 

Você não terá esse problema ao usar a tinta acrílica, pois tem uma secagem extremamente rápida e quase nenhum cheiro.

Outro ponto a considerar é a sua estanqueidade, o que a torna ideal para pinturas externas e algumas áreas internas. Tinta acrílica é ótima para ser usada em casa com crianças, justamente por ser lavável.

Basta usar água e sabão neutro para limpar a sujeira sem que a parede descasque. 

Além disso, a tinta acrílica não oferece riscos aos pintores por não utilizar na sua composição substâncias prejudiciais à saúde.


QUAL AMBIENTE POSSO USAR

Como dissemos, a tinta acrílica é estanqueável e altamente resistente à: 

- Umidade; 
- Chuva; 
- Ventos; 
- E outras condições climáticas. 

Por isso, é indicada para a pintura da parte de fora do imóvel, como os muros e fachadas. 

Ela também é muito eficiente em ambientes internos mais propensos à umidade e que necessitam de limpeza constante na superfície da parede, como as áreas de serviço, cozinha e lavabo. 

Porém, é importante conhecer as versões e os tipos de acabamento na hora de comprar a tinta acrílica para utilizar da maneira correta nos ambientes.


TIPOS DE ACABAMENTO

O consumidor vai encontrar no mercado três tipos de acabamento para as tintas acrílicas: 

1. Fosco; 
2. Semibrilho; 
3. Acetinado. 

Vamos saber as características de cada um.

1. Fosco: use em paredes com imperfeições e irregularidades que não exigem muitos cuidados. Esse acabamento consegue corrigir algumas dessas imperfeições, mas não é muito resistente à lavagem;

2. Semibrilho: é o oposto do fosco, pois realça bastante a parede dando um pequeno brilho. Por isso, deve ser usado em superfícies perfeitas e retas e podem ser lavadas sem nenhum problema;

3. Acetinado: é o meio termo entre o fosco e semibrilho. O acetinado é o acabamento mais sofisticado por seu brilho suave, que revela qualquer imperfeição na parede. Além disso, é o tipo mais resistente à limpeza.


Agora que você tem mais informações sobre a tinta acrílica, vai fazer o melhor uso possível dela. Entre em contato conosco, temos uma equipe de especialistas para atender da melhor maneira o seu projeto.