Blog

» Mais Postagens

29/09/2021

Saiba como limpar o rolo de pintura corretamente

 

 

Para quem busca conforto no lar e um ambiente decorativo ainda mais limpo, sabe que a primeira coisa a considerar é o estado das paredes. Durante o dia a dia, tendemos a colocar mãos sujas e objetos que liberam pigmentos diferentes nas paredes, tornando-as ainda mais sujas com o passar do tempo. 

Por esse motivo, muitos acabam investindo em tinturas novas, muitas vezes da mesma cor, ou em cores diferentes. Em decorações atuais, é bastante comum encontrarmos cômodos pintados de uma cor, mas com uma parede específica pintada com uma cor diferente — geralmente num tom mais claro ou mais escuro. 

Dessa forma, com essa mudança de tinta, é necessário limpar o rolo usado de forma eficiente, a fim de mergulhá-lo em uma nova tintura para oferecer o resultado almejado. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e conheça o passo a passo para limpar o seu rolo de pintura com eficiência.


LIMPANDO O SEU ROLO DE PINTURA

1. Primeiro de tudo, busque um papel de jornal ou algum outro tipo de material com a mesma composição — de preferência com uma quantidade média de papel. Em seguida, passe esse papel no rolo, a fim de retirar todo o excesso de tinta na camada mais superficial do rolo. 

Estamos falando daquela parte umedecida que fica na superfície do rolo, que muitas vezes pinga no chão e tende a provocar manchas. Esse primeiro excesso deve ser retirado completamente;

2. Após a retirada da parte desse material, esquente uma quantidade considerável de água (de modo que consiga mergulhar o rolo). A água deve estar em uma temperatura morna. Acrescente um pouco de detergente e misture-o com a água até perceber que pequenas espumas já começam a se formar.

3. Faça a remoção da camisa do suporte do rolo e coloque-a dentro do balde com a mistura pronta;

4. Vá espremendo o objeto até perceber que a tinta tenha saído completamente, sem deixar quaisquer tipos de vestígios;

5. Depois de certificar-se que não há nenhuma tinta impregnada na camisa, retire-a da água, deixe-a secar por alguns instantes e encaixe-a novamente no rolo, e em seguida, comece a girar o rolo rapidamente (caso seja necessário, utilize óculos de proteção para evitar que a água entre em contato com os olhos);

6. Para finalizar, utilize um pano seco de limpeza para absorver o excesso de água impregnado na textura da camisa do rolo, e depois disso, deixe o objeto secar naturalmente, de preferência em local aberto com incidência direta de sol. Assim, o processo de secagem é mais rápido!


CONCLUSÃO

Conforme vimos, saber realizar a limpeza do seu rolo de pintura pode economizar ainda mais dinheiro do seu bolso, pois sabemos que trata-se de um produto que pode ser reaproveitado, quando bem limpado!