Blog

» Mais Postagens

03/02/2021

Saiba a importância de optar por um fabricante certificado no PSQ (Programa Setorial da Qualidade)

 

 

Está fazendo obras e deseja uma pintura de qualidade? Antes de comprar as tintas, você não pode deixar de ler esse conteúdo e aprender a importância de comprar esse material com um fabricante certificado no PSQ.


MAS AFINAL, O QUE É PSQ?

PSQ é a sigla para Programa Setorial de Qualidade. Esse é um programa articulado por agentes públicos e privados, vinculado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBPQH.

A ideia é facilitar aos compradores encontrar materiais que estejam de acordo com as normas exigidas.

No site do PBPQH, está o Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais e Componentes e Sistemas da Construção Civil, onde estão os PSQs para diversos tipos de materiais, de blocos cerâmicos — produto muito comum em construções por todo o país — a tintas.

É possível perceber, acessando o site, que uma grande parte dos fornecedores não atende a essas normas.

No Programa Setorial de Qualidade estão vários documentos, o texto completo das normas e as exigências para cada material. Estão também listadas as empresas que se enquadram.


POR QUE É IMPORTANTE ADQUIRIR TINTAS DE FABRICANTES CERTIFICADAS?

Desde 2002, o PSQ Tintas Imobiliárias trabalha para garantir a qualidade das tintas existentes no varejo.

Alguma vez você investiu em uma tinta, mas na hora de pintar precisou de mais demãos do que indicado na lata porque ela não oferecia a cobertura prometida?

O Programa Setorial de Qualidade faz análises sistemáticas e frequentes, com total imparcialidade e sigilo, o que significa que o tamanho da marca não vai influenciar o resultado dos testes.

No conjunto de normas do PSQ Tintas Imobiliárias há mais de 30 normas da ABNT, que estabelecem requisitos mínimos para a qualidade de tintas, vernizes e massas.

Isso significa que, ao adquirir uma tinta de um fabricante certificado, você também adquire a confiabilidade proporcionada pelo programa.

Os fabricantes participantes do programa possuem um certificado de qualidade, que é emitido trimestralmente pelo PSQ. Os fabricantes são auditados mensalmente e seus produtos são testados em laboratórios credenciados ao programa. Se um produto testado não atender as normas de qualidade, automaticamente o fabricante não recebe o certificado de qualidade e passa a ser não conforme. 

Se o construtor fizer uso de recurso financeiro publico ele obrigatoriamente tem que comprar somente de fabricantes certificados no PSQ. 


CATEGORIAS DE TINTAS

As tintas são classificadas em três categorias que talvez você já tenha visto escritas na lata: econômicas, standart , premium e super premium 

O PSQ prevê requisitos mínimos de desempenho para cada uma delas, o que é feito através de vários testes.

Antes de 2002, não havia um controle de qualidade das tintas no varejo, o que significava que os consumidores estavam presos às marcas mais conhecidas e não tinham tantas opções.


MAIS QUALIDADE COM MENOR CUSTO

Comprar uma tinta sem qualidade pode fazer com que você gaste muito mais do que o esperado para conseguir a cobertura e o resultado que deseja na sua obra. Por isso, ao adquirir seus materiais, exija uma marca certificada pelo Programa Setorial de Qualidade para reduzir os custos ao obter o desempenho esperado da sua tinta.

Oferecemos produtos com Atestado de Qualificação do PSQ, frota própria e entrega sem custo em Ribeirão e Região.

Conte com a nossa equipe especializada: vamos até você para oferecer o melhor atendimento e a tradição no mercado que há mais de 21 anos satisfaz as melhores construtoras. Entre em contato e fale com um de nossos atendentes.