Blog

» Mais Postagens

24/06/2021

Tinta acrílica: saiba como aplicar corretamente

 

 

Existe uma grande diversidade de tintas no mercado da construção civil e a explicação para isso é que as aplicações também são muitas, sendo que cada uma exige um tipo de revestimento diferente. Dentro das opções disponíveis, uma das mais populares é a tinta acrílica, que tem como uma de suas principais características a resistência à umidade.

Mas não é só isso. Esse tipo de tinta pode ser utilizado em diversas superfícies e possui um acabamento muito resistente, além de ser de fácil aplicação. Sua secagem é rápida e isso facilita muito a aplicação em ambientes internos.

Quer saber mais a respeito da tinta acrílica e sobre a forma correta de aplicá-la? Leia nosso artigo até o final e fique por dentro do assunto.


TINTA ACRÍLICA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A tinta acrílica é fabricada a base de água e essa já é uma grande vantagem, já que dessa forma, ela não deixa odor muito forte durante a aplicação e nem depois do processo.

Por ser mais resistente à água e a outros elementos de deterioração, ela é muito utilizada em ambientes externos, mas nada impede que seja aplicada em áreas internas, como aquelas que precisam ser lavadas com mais frequência.

Outro fator importante a saber sobre a tinta acrílica é que ela possui três tipos diferentes de acabamento: fosco, acetinado e semibrilho. 

O acabamento fosco diminui com muita eficiência as imperfeições das superfícies e por essa razão é uma boa opção para paredes rugosas. Já as tintas acetinadas e semibrilho normalmente são aplicadas em paredes mais lisas, sem muitas imperfeições.


EM QUAIS TIPOS DE SUPERFÍCIES É POSSÍVEL APLICAR A TINTA ACRÍLICA?

Os materiais que podem receber a tinta acrílica são aqueles que com mais frequência costumam receber pintura, como alvenaria, concreto e bloco 

Apesar dessa versatilidade, recomenda-se não aplicar esse tipo de tinta em superfícies extremamente lisas como vidro, plástico e cerâmica. 

Na dúvida sobre poder ou não usar a tinta em determinada superfície, o ideal é verificar a indicação do fabricante na embalagem do produto. 


APLICAÇÃO DA TINTA ACRÍLICA

Aplicar a tinta acrílica é muito fácil e rápido, mas é necessário que, no momento da aplicação, a parede já tenha passado por um processo de preparo muito cuidadoso para que a pintura fique perfeita. 

É importante manter a superfície completamente nivelada, uniforme e sem imperfeições, e isso pode ser feito através da utilização de massa corrida. Após esse cuidado, basta seguir o passo a passo abaixo para aplicar a tinta de forma correta.

1. Providencie todos os materiais necessários além da tinta: pincel, rolo, extensor para rolo e bandeja específica para tinta.

2. Siga as recomendações do fabricante sobre a diluição da tinta acrílica na água. É essencial ser muito cuidadoso nesse processo para que a tinta não receba nem água demais, nem de menos e prejudique o resultado da pintura.

3. Deposite uma quantidade de tinta no rolo e aplique a primeira demão na superfície com movimentos de sobe e desce. O pincel deve ser utilizado nos cantos ou outros locais que o rolo não alcança, enquanto que o extensor de rolo deve auxiliar na pintura dos lugares mais altos.

4. Deixe secar durante o tempo indicado pelo fabricante e aplique uma nova camada de tinta seguindo os mesmos procedimentos da primeira camada. 

Como você viu, aplicar tinta acrílica em uma superfície é simples, além de ser uma ótima opção para garantir qualidade e durabilidade na pintura. Se você está à procura de uma excelente tinta acrílica para o seu projeto, acesse nosso site e conheça nossos produtos.