Blog

» Mais Postagens

08/09/2022

A tinta que você usa está dentro da lei? Saiba aqui

 

 

Na hora de comprar a tinta para realizar a pintura da sua casa ou projeto, não adianta buscar simplesmente as opções mais baratas: além da baixa qualidade, muitas vezes essas tintas não são certificadas.

E como garantir que a tinta que você usa está dentro da lei? É aí que entra a certificação pelo PSQ. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.


O que é PSQ?

Programa Setorial de Qualidade (PSQ) é um programa ligado ao Governo Federal e a agentes privados, inserido no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQH).

Esse programa tem por objetivo orientar  compradores encontrar tintas conformes , que cumpram com as normas exigidas.

Essas certificações podem ser encontradas no site Tintas de Qualidade ou do PBPQH, no Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais e Componentes e Sistemas da Construção Civil.

Dentro desse sistema, encontramos as exigências para diversos materiais, que vão desde blocos cerâmicos às tintas usadas na Engenharia Civil.

Além de oferecer documentos que apontam quais as exigências, o site também disponibiliza uma lista de empresas que oferecem materiais certificados.


Por que comprar tintas certificadas pelo PSQ?

Antes da criação do PSQ, em 2002, não existia uma forma de controlar a qualidade das tintas disponíveis no mercado. Portanto, se você quisesse garantir uma boa cobertura e qualidade, o jeito era comprar uma das marcas mais famosas – geralmente mais cara do que as demais.

Depois de 2002, com a certificação, é possível adquirir marcas mais acessíveis e ter certeza de que elas passaram nos testes para receber o certificado da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (ABRAFAT).

Ou seja, o PSQ assegura que as tintas disponíveis no mercado estejam dentro da qualidade exigida.

Há uma grande chance de que você já tenha se deparado, por exemplo, com a necessidade de dar várias demãos em uma pintura porque a cobertura não estava de acordo com o esperado. 

Essa baixa qualidade pode ter um preço alto: investir em tintas não certificadas pode significar precisar de muito mais material para concluir a pintura . Além do risco do re trabalho 

Para evitar esse tipo de problema, há diversas normas da ABNT listadas no PSQ Tintas Imobiliárias estabelecendo quais os requisitos mínimos para a qualidade de tintas.

Optar por tintas de qualidade é estar dentro da lei, portanto, significa contar com a confiabilidade do Programa Setorial de Qualidade.


Tintas econômicas, standard e premium

Se você já entrou em uma loja de tintas, provavelmente percebeu que há mais de uma categoria do produto. Isso porque as tintas estão subdivididas em três diferentes categorias: econômicas, standard e premium.

Dentro do Programa Setorial de Qualidade Tintas Imobiliárias, há exigências de desempenho relativas a cada uma dessas categorias.


Encontre tintas de qualidade certificadas pelo PSQ

Se você está procurando tintas para a sua casa ou projeto, contar com uma marca certificada faz toda a diferença na hora de economizar sem perder a qualidade do resultado.

Oferecemos produtos com Atestado de Qualificação do PSQ, possuímos frota própria e entregas sem custo em Ribeirão Preto e Região. 

Conte com a nossa equipe especializada: vamos até você para oferecer o melhor atendimento e a tradição no mercado que há mais de 21 anos satisfaz as melhores construtoras!

Entre em contato agora e fale com um de nossos atendentes.