Blog

» Mais Postagens

09/04/2021

Vantagens da manutenção em fachadas de textura x fachadas de cerâmica

 

 

A escolha dos revestimentos da fachada de uma construção é um dos pontos fundamentais da obra. Ela tem algumas funções importantes e por isso é preciso avaliar os tipos de revestimentos e fazer algumas considerações.

As fachadas são a proteção externa da construção, sendo, portanto, a principal barreira contra os desgastes naturais do tempo. Além disso, elas representam a estética do prédio ou da residência, como se fosse um cartão de visitas.

Existem diversos tipos de revestimentos que podem ser utilizados na fachada como a pintura, as texturas poliméricas, as argamassas decorativas, as placas de cerâmica e as placas de pedras.

No Brasil muitas construções optam pelo uso da cerâmica, mas nos últimos anos outro tipo de revestimento vem sendo utilizado: as texturas. Para saber qual é a ideal, o melhor a fazer é considerar custos, características ambientais do local da construção e a eficiência real de impermeabilização.


CARACTERÍSTICAS DAS FACHADAS REVESTIDAS COM CERÂMICA

A cerâmica é impermeável e bastante resistente porem sua manutenção e muito cara e trabalhosa .

É fundamental contar com mão de obra qualificada para obter um resultado esteticamente perfeito e que terá longa durabilidade.

Quando falamos de manutenção é fundamental realizar um trabalho periódico de recuperação dos rejuntes, calefação e de lavagem. Se houver áreas com revestimento descolado ou cerâmicas em processo de desplacamento, é preciso repor as peças, o que pode ser um problema caso não sejam mais fabricadas.

Dependendo do tempo da construção e da situação do revestimento, pode ser preciso trocar toda a fachada.


POR QUE UTILIZAR A TEXTURA COMO REVESTIMENTO?

Entre os principais benefícios de utilizar textura das fachadas é o ganho de produtividade, já que o produto é aplicado direto na argamassa, reduzindo a necessidade de preparação da superfície, e a pouca necessidade de manutenção.

O custo também é reduzido, tanto de mão de obra como de material, pois é preciso aplicar apenas uma demão do produto, o que encurta o processo.

O design da construção também agradece. Hoje existem diversos tipos de texturas e cores para áreas externas, o que permite brincar com a imaginação e criar desenhos diferenciados.

Outra vantagem é a facilidade de manutenção. O cuidado principal é realizar a limpeza da fachada, que deve ser feita com jateamento leve ou moderado, utilizando apenas água limpa. A frequência é indicada pelo fabricante da textura.

A manutenção de ou troca de cor é facilmente resolvido com uma camada de tinta acrílica, na mesma tonalidade ou em outra, caso o proprietário deseje mudar a decoração.

Quer saber mais sobre o uso de texturas nas construções? Continue acompanhando as publicações de nosso blog e siga-nos nas redes sociais!